Qual é a verdadeira função do sono?




Nenhuma mente funciona corretamente sem uma boa soneca, seja ela a noite ou pela manha. Mas ninguém sabe exatamente por que todos os animais precisam dormir que papel tem este sono? E para descanso do metabolismo?. De acordo com o neurologista do Laboratório de Sono do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Flávio Aloe fala “ que quem descobrir a função do sono ganha um premio Nobel”.







Este é um tipo de questionamento se perguntado há séculos, por conta das inúmeras razoes, o sono afeta na alegria, na tristeza e na saúde das pessoas até que ponto? Uma hipótese forte sobre este assunto e que nos primeiros anos de vida o sono tem um papel importante na maturação do sistema nervoso central. E a segunda é que o sono serve para reposição de energias do organismo. Acredita-se também que é durante o sono que o hormônio do crescimento é secretado no corpo. Assim estes pontos embaralham as questões, que ainda assim é complicado de saber a sua real função.




Mas para complicar um pouco o sono é composto de dois estados muitos diferentes entre si. Estudos realizados com o exame de eletroencefalograma mostram que há uma alternância de períodos em que as ondas celebrais são expostas, longas e outras lentas. Sonos mais leves e rápidos costumam mostrar que acontecem grandes incidências de sonhos, e outro estagio conhecido como sono longo (de 6 a 8 horas) acontece também sonhos, porem com menos frequência.




O que foi provado é que existe no cérebro uma substância denominada melatonina, que é responsável por regular o horário do sono. Esta substância controla o tempo de dormir e acordar, mas a continua descoberta o que leva verdadeiramente ao aparecimento do sono ainda é uma parte obscura.









Sabemos que no fim de um dia de trabalho necessitamos de carregar energias, porque caso isso não aconteça, o organismo vai recuperar as energias acumuladas, levando a um desgaste excessivo do sistema imunológico e ao aparecimento de doenças. Dormir é fundamental para se ter uma mente sã em corpo sadio.




Sonhos


Com certeza os sonhos possuem uma função biologia pelos estudos da ciência, onde a medicina descobri-o mais a respeito disto. De acordo com Sidarta Ribeiro, PH.D em neurobiologia e doutor em neurociências pela Universidade Rockefeller, a única maneira de entender esta função dos sonhos é estuda-las quando os seres humanos estão diante as situações semelhantes a já vividas. O homem moderno tece uma colcha com pedaços de memoria do cotidiano, mas quando o homem enfrenta um problema grave, como um divorcio ou uma doença, deve sonhar com coisas relacionados a seus problemas. E muito deles desordenados e estranhos.



Outra explicação na linha Freudiana de 1900 por Sigmund Freud, o que é importante não e sonhar, e sim o conteúdo dos sonhos, em que somos protegidos contra dores e traumas passados. Já na Psicanalise o sonho é disfarce, é a realização de um desejo que não podemos suportar.



“Tudo indica que o sonho tem a função de simular comportamentos – tanto os que levam a recompensa (os bons) como os que levam a punição (os pesadelos)”, diz Sidarta Ribeiro. “Portanto, sua função seria evitar ações que resultem em punição e procurar aquelas que levam à satisfação do desejo.”








Comentários