A história dos Calçados Femininos





Do Egito para o mundo

A História dos Calçados






Os calçados percorreram uma longa trajetória para estarem hoje em nossos guarda roupas. Os primeiros sapatos surgiram na Mesopotâmia e no Egito há cinco mil anos antes de Cristo. Estes primeiros calçados eram feitos com fibras de vegetais, couro de animais e madeira, e assim os únicos que podiam usar um sapato destes em seus pés eram somente a nobreza e os mais ricos imperadores.


O sapato surgiu com a função e necessidade de proteger os pés e de revelar  de outra forma diferente das roupas uma sofisticação perante aos demais da sociedade.

Na Grécia e em Roma os sapatos começaram a ganhar força por cada modelo de sapato ser exclusivamente feito especialmente para um único tipo de tamanho dos pés. Assim eram feito poucos modelos que eram diferenciados pelas cores, sendo que os senadores da época usavam os sapatos com a cor marrom e os cônsules usavam na cor branca. Que de fato era sinônimo de riqueza na sociedade.






Museu Histórico no Brasil

Existe o Museu Nacional do Calçado (MNC), de natureza privada, que esta localizada no Município de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. Com enfoque para a tipologia histórica é aberto ao publico para visitação de turistas todos os dias. Para mais informações consulte o site   www.mncalcado.br







 No Cinema

Na aérea do cinema uma atriz e modelo chamada Brigitte Bardot, considerada ícone de estilo em meados de 1956, foi a primeira dama a calçar uma sapatilha feminina feita especialmente por uma designer de acordo com o tamanho de seus pés. Sendo que esta atriz completou seus 81 anos neste ano de 2015, com o seu legado nas mais belas passarelas do mundo.

A sapatilha nascia nos pés de uma estrela do cinema francês em 1956. Sendo este calçado chamado naquela época, inicialmente de sabrinas ou bailarinas. Caracterizado por um calçado normalmente com sola de borracha, que pode ser usado em inúmeras ocasiões. Sendo que o valor principal deste calçado é por não ter salto alto e trazer praticidade para o dia a dia da mulher.







 Linha do Tempo



  • De acordo com pesquisadora norte-americana Rachelle Bergstein que deu origem ao livro Do Tornozelo para Baixo – A História dos Sapatos e Como Eles Definem as Mulheres. Acompanhe toda esta trajetória dos sapatos em uma linha do tempo, e não se perca nesta história.




Chopine











Anabela

Ainda no final do século 19, a profissão de sapateiro não reconhecida nem pelas famílias pobres. Segundo a autora.

Nesta época as sapatilhas e chinelos eram usados somente para o dormitório.


No ano de 1914, iniciava a Primeira Guerra Mundial, carregada de pressões sociais e econômicas. Um fase de economia até mesmo nos tecidos das roupas.

Com a depressão da década de 1930, todo os países sentiram a falta de materiais básicos na caixa de ferramenta de um sapateiro. Trazendo assim a volta dos sapatos Anabela da Grécia
















Botas

Em 13.000 a.C , as botas foram criadas. Com registros de pinturas rupestres do uso destas botas, por homens e mulheres para se protegerem do frio ao percorrem longas distancias á cavalo. Mas somente em 1830 que as mulheres que não trabalhavam começaram a usar as botas no dia a dia. 

No seculo 20, as botas chegavam ao mercado com formas, cores, estampas, materiais, formas e alturas em escala global para atenderem a grande demanda pelo estilo.













Salto Agulha

Com o grande uso das botas, este modelo ganha prestigio pelos cavaleiros. Logo em seguida os saltos mais finos surgem na sociedade, caracterizado pela elegância e privilegio social.


No anos de pós guerra, surge uma gama variedade de sapatos femininos, com grande popularidade da moda, Christian Dior  com o designer Roger Vivier desenvolvem o salto agulha.

Por ser muito delicado e fino, o salto causa pequenas lesões nos músculos dos pés femininos, se for usado de forma continua.

















Salto Agulha com Tiras

Marilyn Monroe, nascida em Norma Jeane Mortenson.
Atriz, cantora e modelo norte-americana. Teve sua vida de sucesso estreando em filmes como; 

    The Seven Year Itch de 1955
    Os Homens Preferem As Loiras de 1953
    Some Like It Hor de 1959
    Como Agarar um Milionario de 1953
     Nunca fui Santa de 1956.




Marilyn reforçou com toda força feminina a tendência ao uso de vestido com um par de sapatos de salto agulha com tiras cruzadas nos tornozelos. No filme Niágra de 1953. (para o Português, Torrente de Paixão).













Sapatilhas

Do ballet e dos teatros surgiram as sapatilhas. Juntamente tabém  quando Catarina Médici, rainha na consorte da França durante em XVI pediu ao sapateiro real que colocasse apenas 2cm de salto em seus sapatos de casamento.
Para chegar nas ruas e nos guardas roupas as sapatilhas surgiram no final de 1959 a 1960, em meados as estas duas trajetórias.



Desde ai então o modelo foi apresentado ao mundo. Um modelo de sapatilha com 2cm de salto, que é caracterizado por sua sola de borracha e por ser muito confortável para ser usado todos os dias.


















Plataformas

Em 1970, a evolução dos sapatos traz o estio da plataforma.Marcado pelo comportamento do reflexo da sexualidade e liberdade. A moda surge nos pés femininos de forma mais alta e colorida. Caracterizado por saltos longos, brilhantes e coloridos.


Novelas e filmes puderam acompanhar este historia como a novela Dancin Days na Rede Globo

Nos cinemas Os Embalos de Sábado á Noite com John Travolta.


Também marcados pela trilha sonora com, Queen e Freddie Mercury.















Cada vez mais os sapatos arrasam nossos corações femininos. O salto, a estrutura e as cores, nos encantam a cada olhar de vitrine.

Os sapatos são para muitos como o maior objeto de valor material feminino. E para muitos outros, os sapatos são meros calçados para os pés, nada alem disso.
Para quem ama ou quem odeia. Os calçados sempre serão uma forma de expressão de sua personalidade social.



Tudo por um sapato pode ser representado na mídia, como por;



Katy Perry



Madonna



Britney Spears









Se você gostou deste passeio incrível no mundo dos sapatos, deixe seu comentário.

Se gostou deste tema e quer saber muito mais, veja os filmes recomendados abaixo, e sinta o prazer de ter um belo par de sapatos.
















Referencias





Comentários