Maneiras de poupar tempo em ambiente de trabalho
Ninguém consegue parar o
tempo, adianta-lo ou voltando atrás. Cada segundo que passa na nossa vida na verdade
sai é correndo por ai. É o que nós podemos fazer é saber como colocar em
pratica as inúmeras maneiras de poupar tempo dentro do ambiente de trabalho.
Por que poupar tempo todos
nós podemos, o que não podemos é muda-lo.
A cada atividade do nosso
cotidiano é demandado ações e atitudes especificas para cada função
profissional, e assim no dia-a-dia exige varias vezes o esforço físico e
mental. Por isso que devemos ser atenciosos para que possamos realizar todas as
nossas tarefas diárias de forma funcional, para que nada fique para o outro dia
por conta daquela velha desculpa ‘ah não tive tempo hoje, vou fazer amanha’.
Assim devo avisar a você que esta desculpa já está com os dias contados, por que logo depois que você souber das inúmeras dicas sobre como poupar tempo, o que faltara é ter o que fazer.
Assim devo avisar a você que esta desculpa já está com os dias contados, por que logo depois que você souber das inúmeras dicas sobre como poupar tempo, o que faltara é ter o que fazer.
Horário
Sempre organizar o horário
de trabalho é muito eficiente. Isto já e feito pela maioria das empresas e isto
se deve aos horários diferentes para dar sequência na linha produção e serviços
profissionais. Mantendo um horário para entrada e saída todos os dias. Como
hora de sair de casa e a hora de sair do serviço.
Na
hora de chegar
Se organizar com
antecedência, se caso que tiver chegar mais tarde no serviço. Sempre avisar ao
seu chefe antes.
Pegar comunicados ou
informações para realizar as atividades daquele dia.
Prestar atenção se bateu o
ponto ou se já assinou o livro sempre no inicio de seu expediente. Para não ser
uma preocupação desnecessária no fim do dia.
Nas
atividades diárias
Anotar tarefas que devem ser
feitas sempre cordialmente ao inicio e ao fim do dia.
Verificar se houve atividade
adiada de ontem para ser realizada no dia seguinte, e começar assim por esta.
Organizar tempo com as
pausas para tomar agua, lanchar e ir ao banheiro. Sem a necessidade de ir toda
hora.
Ser racional é executar uma
atividade de cada vez, para não fazer as atividades correndo sem prestar a sua devida atenção ,
mas sempre estabelecendo prioridades como: Atividades > , Normal do Setor,
Que podem esperar, Urgente e Inesperado.
Para realizar de forma
pratica as suas atividades fazer um cheque list inicial usando a quatro
perguntas básicas.
Classificação
Classificação
Normal
(verde)
|
Podem Esperar
(amarelo)
|
Urgente
(vermelho)
|
Inesperado
(laranja)
|
Em quanto tempo?
Requer pouco tempo de
execução
|
Requer médio tempo de
execução
|
Requer muito tempo de
execução
|
Requer tempo
indeterminado
|
Quando entrego?
É para entregar ao
final do dia
|
É para entregar à
metade do dia
|
É para entregar agora
|
É para entregar hoje
ou amanha
|
Na
sua mesa ou departamento
Deixar sempre a sua mesa de
trabalho, limpa e organizada no inicio e fim de expediente. Para que assim
facilite o uso dos itens para suas devidas funções corriqueiras. Como, o lugar
das canetas junto com os lápis e borrachas e os cadernos e agendas próximos.
Manter em armários e caixas
os itens que são mais utilizados no departamento perto do setor.
Na
comunicação
Manter sempre a linguagem do
uso formal. Com o uso de palavras especificas e técnicas de seu ambiente de
trabalho. Como; Com licença (e não, sai fora). A forma ao atender no balcão ou
em telefonemas, não usar pronomes como tu, você, e sim usar senhora ou senhor
como forma de tratamento.
Anotar mensagens, avisos e
telefonemas de seu departamento para que sejam resolvidas colhendo assim o
máximo de informações necessárias como; Nome, telefone, qual assunto se trata e
para quem é a mensagem.
Ter um marketing pessoal
agradável para não ser chamado atenção e ter que voltar em casa só para trocar
aquela calça rasgada que você foi hoje.
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