Maneiras de poupar tempo



Maneiras de poupar tempo em ambiente de trabalho





Ninguém consegue parar o tempo, adianta-lo ou voltando atrás. Cada segundo que passa na nossa vida na verdade sai é correndo por ai. É o que nós podemos fazer é saber como colocar em pratica as inúmeras maneiras de poupar tempo dentro do ambiente de trabalho.



Por que poupar tempo todos nós podemos, o que não podemos é muda-lo.



A cada atividade do nosso cotidiano é demandado ações e atitudes especificas para cada função profissional, e assim no dia-a-dia exige varias vezes o esforço físico e mental. Por isso que devemos ser atenciosos para que possamos realizar todas as nossas tarefas diárias de forma funcional, para que nada fique para o outro dia por conta daquela velha desculpa ‘ah não tive tempo hoje, vou fazer amanha’.
Assim devo avisar a você que esta desculpa já está com os dias contados, por que logo depois que você souber das inúmeras dicas sobre como poupar tempo, o que faltara é ter o que fazer.





Horário
Sempre organizar o horário de trabalho é muito eficiente. Isto já e feito pela maioria das empresas e isto se deve aos horários diferentes para dar sequência na linha produção e serviços profissionais. Mantendo um horário para entrada e saída todos os dias. Como hora de sair de casa e a hora de sair do serviço.






Na hora de chegar
Se organizar com antecedência, se caso que tiver chegar mais tarde no serviço. Sempre avisar ao seu chefe antes.

Pegar comunicados ou informações para realizar as atividades daquele dia.
Prestar atenção se bateu o ponto ou se já assinou o livro sempre no inicio de seu expediente. Para não ser uma preocupação desnecessária no fim do dia.






Nas atividades diárias
Anotar tarefas que devem ser feitas sempre cordialmente ao inicio e ao fim do dia.
Verificar se houve atividade adiada de ontem para ser realizada no dia seguinte, e começar assim por esta.
Organizar tempo com as pausas para tomar agua, lanchar e ir ao banheiro. Sem a necessidade de ir toda hora.

Ser racional é executar uma atividade de cada vez, para não fazer as atividades  correndo sem prestar a sua devida atenção , mas sempre estabelecendo prioridades como: Atividades > , Normal do Setor, Que podem esperar, Urgente e Inesperado.
Para realizar de forma pratica as suas atividades fazer um cheque list inicial usando a quatro perguntas básicas.





 Classificação
Normal
(verde)

Podem Esperar
(amarelo)

Urgente
(vermelho)
Inesperado
(laranja)
 


Em quanto tempo?
Requer pouco tempo de execução
Requer médio tempo de execução
Requer muito tempo de execução
Requer tempo indeterminado



Quando entrego?

É para entregar ao final do dia
É para entregar à metade do dia
É para entregar agora
É para entregar hoje ou amanha





Na sua mesa ou departamento
Deixar sempre a sua mesa de trabalho, limpa e organizada no inicio e fim de expediente. Para que assim facilite o uso dos itens para suas devidas funções corriqueiras. Como, o lugar das canetas junto com os lápis e borrachas e os cadernos e agendas próximos.
Manter em armários e caixas os itens que são mais utilizados no departamento perto do setor.






Na comunicação
Manter sempre a linguagem do uso formal. Com o uso de palavras especificas e técnicas de seu ambiente de trabalho. Como; Com licença (e não, sai fora). A forma ao atender no balcão ou em telefonemas, não usar pronomes como tu, você, e sim usar senhora ou senhor como forma de tratamento.

Anotar mensagens, avisos e telefonemas de seu departamento para que sejam resolvidas colhendo assim o máximo de informações necessárias como; Nome, telefone, qual assunto se trata e para quem é a mensagem.

Ter um marketing pessoal agradável para não ser chamado atenção e ter que voltar em casa só para trocar aquela calça rasgada que você foi hoje.





Comentários